24 January 2007

Receita da Flor

Receita enviada por nossa amiga JIL - Falando de Artesanato

Para a flor:
Comece com 9 correntinhas. Feche, formando um anel.
1a. carreira: Faça 18 pontos baixos no anel, substituindo o 1o. ponto baixo por uma correntinha (acompanhe no gráfico). Feche com um ponto baixíssimo na correntinha inicial;
2a. carreira: Faça 2 pontos altos em cada ponto baixo - as 3 corretinhas iniciais substituem o 1o. ponto alto.
3a. carreira: Faça 23 corretinhas (a 1a. corretinha substituirá o 1o. ponto baixo), pule 2 pontos altos e faça 1 ponto baixo no ponto seguinte. Faça 22 corretinhas, pule 2 pontos da base, faça 1 ponto baixo no ponto seguinte. Fazer isso até o final formando 12 pétalas;
4a. carreira: A partir daí, é só seguir o gráfico 2:
Trabalha-se em carreiras circulares, começando com 11 pontos baixos, 2 correntinhas, 11 pontos baixos em cada pétala.
Nas carreiras 5, 6, 7, 8 e 9 do gráfico da pétala, serão acrescentados 2 pontos baixos (no espaço das 2 correntinhas (ponta da pétala)) passando assim a fazer 12 pb na 5a. carreira, 13 na 6a etc. Conte no gráfico.
Note que as pétalas virarão naturalmente. Se fizer em ponto alto, acontecerá a mesma coisa e poderá fazer menos carreiras. Também poderá fazer quantas carreiras quiser, dependendo da largura desejada para as pétalas.

Os tracinhos do 3o. gráfico são os pontos baixos e as bolinhas são as correntinhas (esquema das folhas que formarão o miolo da toalhinha).

Seguir o gráfico da flor que está em anexo.
O centro em verde, faz-se cada folha separadamente e depois são emendadas. Daí é só fazer cada flor, e depois fazer o cordão em verde, unindo as flores entre si e ao centro de folhas.
A parte referente ao cordão verde de união das flores entre si e ao miolo da toalhinha não foi encontrado. Eu diria que pode ser feita uma corrente com 11 correntinha cada unida com um ponto baixo em cada ponta da pétala e depois 12 pontos baixos em cada arco, aproveitando- se essa volta para unir as flores entre si e estas ao miolo de folhas.

No comments: